Começou hoje e vai até o dia 7 de Setembro o Plebiscito Popular pela Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político, ou seja, a oportunidade para mostrar que queremos uma mudança nas regras do “jogo político”. Muitos estão sem entender o que está acontecendo, então vamos dividir em partes para que todos compreendam bem sobre o que trata.
O que é Plebiscito Popular?
Um Plebiscito Popular é uma consulta a população, ou seja, votamos para aprovar ou não algo que os políticos estão a nos oferecer (como houve em 2005 com a “posse de armas”). Essa é uma das formas de democracia direta, pois não são nossos representantes que estão votando e sim toda a população.
O que é Constituinte?
A Assembleia Nacional Constituinte, é uma assembleia na qual representantes modificam a economia, política... Logo, o resultado é uma Constituição. A atual brasileira é a de 1988, de lá para cá houve várias mudanças na mesma, com as chamadas Proposta de Emenda à Constituição (PEC). Essas “criam novos tópicos” em nossa Constituição, a fim de melhorá-la e de não precisar criar sempre uma nova Constituição Nacional.
Exclusiva? Soberana?
Até agora sabemos então que se trata de uma votação para ver se a população é a favor de uma reforma no nosso sistema político, mas o que significa “exclusiva” e “soberana”?
Essas características se devem por tratar-se de um grupo de cidadãos comuns que terão temporariamente o poder soberano, ou seja, cidadãos que são eleitos somente para a Assembleia e voltam a ser comuns ao término da Constituinte.
Após toda a onda de protestos do ano passado, recebemos do governo uma resposta para mudar. É a nossa chance de mudar as regras do jogo político e melhorar a história deste país, basta ir a uma urna da Constituinte mais próxima ou fazer o próprio voto de forma online pelo site da Constituinte e votar “sim”, precisando apenas dar o seu nome completo e o CPF para validar o voto. Abaixo disponibilizamos alguns links para mais informações:
VOTE
Confira mais informações sobre o objetivo e como funciona na cartilha
Curta a página no Facebook
Confirme presença no evento
Por Bruno Nascimento e Thaís Hoe
