Jornal Sesi Portão

Onde ervilhas viram noticias

domingo, 24 de agosto de 2014

A zueira não tem limites?!

Trisha Prabh, criadora do software "Rethink"
É praticamente impossível passar um dia sem ver uma "zueira" no Facebook, Whats App, Twitter, entre outros. Mas será que "a zueira não tem limites"?
Muitos não ligam para as brincadeiras, até concordam e brincam junto, mas é fato que há uma grande diferença na reação de cada um diante das situações. Às vezes passamos dos limites e nem nos damos conta, afinal muitas vezes não sabemos quanta importância um comentário ou situação terá para alguém.
Diante de tantas tecnologias que facilitam o "anonimato" e dão "coragem" para muita gente, um problema muito comum é o ciberbullying. Que são as humilhações, perseguições, intimidações, comentários ofensivos, entre outras formas de bullying virtual. É importante lembrar que a questão do bullying não é uma "frescura", muitos chegam a desenvolver doenças psicológicas que podem causar até o suicídio.
Mas como eu disse anteriormente, às vezes nem nos damos conta do que estamos postando. Eis então que surge uma ideia de uma garota de apenas 14 anos para minimizar essas situações, um software.
O software criado pela Trisha Prabh, uma garota de 14 anos, foi batizado de Rethink (Repense). Ele emite a seguinte mensagem de alerta quando detecta algo ofensivo: "Essa mensagem pode ser ofensiva para os outros. Você gostaria de parar, revisar e repensar antes de postar?". Ou seja, ele apenas tenta recriar um hábito que muitos de nós não temos, o de pensar antes de falar e/ou postar algo.
O potencial do projeto é grande, durante testes realizados com 300 alunos da escola de Trisha, 93% desistiram de postar. Logo, se o software for implantado nas redes sociais espera-se que as estatísticas de ciberbullying diminuam assim como nos testes, em mais de 90%.
Diante disso, devemos lembrar que o objetivo do software é algo simples, nos fazer pensar. Aliás, pensar é algo de grande importância, seja antes de postar, falar ou simplesmente "tomar opiniões". A formação de cidadãos pensantes é de suma importância, afinal pode estar ai a solução de muitos dos nossos problemas.

Fonte: http://tecnologia.uol.com.br/noticias/bbc/2014/08/21/adolescente-de-14-anos-cria-software-para-reduzir-cyberbullying.htm - Visitado em 24/08/2014


THAÍS HOE

Aluna do 3º ano da manhã e até o momento, futura professora de História. Vice-presidente do GESP e editora do Jornal Sesi Portão.


Sobre

Somos alunos do Colégio Sesi PR, unidade Portão e esse é o nosso espaço de transmitir notícias e opiniões.
Jornal Sesi Portão 2014 - Seo Blogger Templates